Caravana 123: Coronel Osmar alerta sobre descaso do Governo Federal com paraenses

  • 11/09/2018 15:40h
  • Notícias Economia
  • 411
  • Compartilhe!

    Caravana 123: Coronel Osmar alerta sobre descaso do Governo Federal com paraenses

    Coronel Osmar continua na Caravana 123 pelo Pará. Pelo menos 16 municípios já foram visitados desde o início da Caravana na última quarta-feira (5), e o ritmo não desacelera. A mobilização, que iniciou no sudeste do Pará, foi de alerta para comunidades sobre descasos do Governo Federal com o povo paraense, com dois pontos de destaque: a Serra Pelada e a Lei Kandir. O objetivo da Caravana é percorrer 20 municípios paraenses em uma semana.

    Em Ourilândia do Norte, no Sudeste do Pará, Coronel Osmar lembrou de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo que teve início na década de 1980. O fenômeno da mineração atraiu mais de 30 mil pessoas para a extração de toneladas de ouro. Além da cratera de 24 mil m2, a extração de outro serviu para pagar a dívida externa do país sem deixar nada para o Pará.

    “Você sabia que de Serra Pelada, boa parte do ouro, foi dado para pagar parte da dívida externa do Brasil? Vocês sabiam disso? O que ficou disso para nós além do buraco?”, indagou o candidato ao Senado em uma reunião com a comunidade de Ourilândia.

    Além de Serra Pelada, Coronel Osmar alertou a comunidade sobre a Lei Kandir, que está em vigor desde 1996 isentando as exportações do pagamento do ICMS, gerando enormes prejuízos para os cofres públicos estaduais. O Pará e mais dois estados, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, foram os mais prejudicados. A União prometeu ajuda, mas não supriu o desfalque financeiro.

    “A Lei Kandir, mais de R$ 32 bilhões nos deve e ninguém traz de volta. Ninguém se indigna em Brasília para dizer que o paraense não aceita mais viver essa política do tira o ouro e deixa a castanheira em pé”, argumentou Coronel Osmar.
    Giovanni Queiroz, presidente do PDT no Pará, também marcou presença ao lado de Coronel Osmar. “Que bom você vir a esta região promissora, de homens trabalhadores, uma agricultura familiar esperando nosso apoio e a nossa mão, a mão do estado, para produzir mais. E a sua presença aqui nos encoraja para vencermos mais essa etapa, e tê-lo como nosso Senador, para intervir junto a órgãos federais para melhor desenvolvermos a região”, comemorou o presidente em conversa com Coronel Osmar.

    Seguindo a agenda, Coronel Osmar também passou por Tucumã e fechará o dia em São Félix do Xingu. A meta é visitar 20 municípios em uma semana.

    Coronel Osmar Nascimento - Site Oficial

    Dê um "Olá" para o Coronel Osmar

    Atendimento via Whatsapp

    Coronel Osmar

    Visto em: 21/09/2018 às 01:54

    Olá, bom dia! Digite um "Olá" no campo abaixo para que eu possa lhe atender melhor!